O ABSOLUTO SM-12 é um Medidor Hospedeiro de 34 medidores inteligentes desenvolvido para faturar uma pluralidade de clientes a partir de um único Hardware.

Considerada a mais significante invenção em nível mundial para medição de faturamento, o ABSOLUTO é o único medidor multiconsumidores do mundo, sendo a maneira mais inteligente, eficaz e econômica de aplicação de medidores inteligentes na distribuição de energia elétrica.

Mais especificamente, o ABSOLUTO SM-12 é um medidor eletrônico digital cuja execução, disposição mecânica e elétrica, bem como a implementação de hardware e software, permitem disponibilizar 34 medidores inteligentes predeterminados – 12 monofásicos, 11 bifásicos e 10 trifásicos 15A (120A), 1 trifásico 30A (200A) – que compartilham todos os componentes físicos do medidor hospedeiro de 12 elementos de medição.

Os 34 medidores predeterminados são entes independentes, com identidades e registros individuais, numerados e registrados em fábrica, de acordo com todas as normas vigentes do setor de metrologia legal.

É gerenciado por um firmware que realiza a associação dos elementos de medição, padronizando e limitando as configurações de uso. Isso o torna altamente seguro para relações comerciais, com requisitos de auditabilidade, rastreabilidade e certificação.

Criado a partir de um projeto único e inovador em nível mundial, o ABSOLUTO SM-12 visa atender a necessidade de faturar e combater perdas em diferentes aplicações em coletividades, sejam elas nos tradicionais quadros de medição de edifícios de uso coletivo ou nas aplicações de Sistemas de Medição Centralizadas (ou Sistemas de Medição Distribuída), aplicadas no combate a perdas em diferentes países do mundo.

Ele contempla todas as funcionalidades de um medidor inteligente, atendendo o faturamento em tarifa horária (branca), tarifa binômia, micro geração distribuída, pré-pagamento, corte e religamento, alarmes e qualidade de energia. Tudo isso sem a necessidade de qualquer intervenção física no equipamento, podendo ser configurado de forma remota.

Através de interfaces de comunicação multiprotocolares, o ABSOLUTO SM-12 é capaz de suportar várias tecnologias de comunicação de diferentes provedores de soluções para gestão de distribuição.

Leve, compacto, versátil e dotado de sistema de conexão e desconexão do bloco de terminais, substitui e padroniza os sistemas de medição centralizados em suas diferentes aplicações, tornando mais econômicos e menos complexos os processos de instalação e de manutenção.

O reduzido custo na implantação de medição centralizada em via pública, proporciona a ampliação dessa aplicação de forma massiva nas distribuidoras, facilitando a implantação da medição inteligente e protegendo a receita na maioria das regiões das concessões.

Nos edifícios de uso coletivo, o ABSOLUTO SM-12 possibilita uma nova arquitetura de disposição, reduzindo grandes espaços inutilizados pelo elevado número de medidores individuais. Isso gera uma relevante vantagem econômica para construtoras e distribuidoras e, consequentemente, para o consumidor final.

Podemos destacar ainda que, facilitando a ampliação da medição centralizada em via pública, esta aplicação pode desempenhar uma importante função social. Além de proporcionar redução de custos operacionais e de implantação de medição inteligente, e consequentemente modicidade tarifária para o consumidor, o SM-12 também permite rever os padrões de entrada, reduzindo drasticamente o custo para ligação de novas unidades consumidoras, facilitando o acesso à energia elétrica e diminuindo as ligações clandestinas.

A aplicação desse conceito também contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que um único HW atende uma pluralidade de clientes, diminuindo a quantidade de equipamentos eletrônicos descartados ao longo dos anos, com menor sobrecarga ambiental. Da mesma forma, o bloco de terminais destacável permite que a substituição do equipamento seja parcial, mantendo em campo materiais nobres como cobre e aço. Nos medidores convencionais isso não ocorre, já que é necessário passar por um processo de reciclagem para o reaproveitamento destes materiais.

Principais Funcionalidades:
• Tarifa binômia – Energia e Demanda Ativa e Reativa
• Tarifas horárias –  4 postos horários universais
• Medição bidirecional – Geração distribuída
• Corte e religamento
• Operação e leitura remota
• Operação e leitura local Bluetooth
• Alarmes antifraude
• Balanço energético
• 12 canais de memória de massa
• Dispositivo indicador individual (RF)
• Multiprotocolos de comunicação
• Bloco de terminais destacável

Faça seu registro em nosso site para obter todo o material técnico do ABSOLUTO.

Entre em contato e saiba mais dessa inovação que surgiu para revolucionar o mercado energético!