Todos os anos, no Brasil, as perdas não técnicas de energia comprometem parcela significativa da receita das distribuidoras de energia elétrica, onerando as tarifas de energia para a sociedade.

Apenas em 2015, de acordo com o Instituto Acende, as perdas comerciais nacionais ultrapassaram 8 bilhões de reais. Mais de 15 milhões de megawatts de energia não foram faturados devido a fraudes, ligações clandestinas ou falta de manutenção nos equipamentos de medição.

Segundo ANEEL, em 2016, cerca de 3% das tarifas de distribuição compensaram as perdas dessa natureza, porém 79% das distribuidoras tiveram suas perdas glosadas pela agência por estarem acima dos limites estabelecidos. O total de energia não repassado somou 10,5 TWh.

Dentro desse cenário, a STAR MEASURE projetou e desenvolveu a Linha easyMEASURE, composta por equipamentos que visam facilitar e viabilizar o combate às perdas comerciais sofridas pelas distribuidoras.

Resultado da soma de experiências em aplicação e combate a perdas e de desenvolvimento de soluções voltadas às distribuidoras, a Linha easyMEASURE é composta por equipamentos de precisão, alta durabilidade e praticidade na operação.

Projetado para atender requisitos de precisão, robustez, durabilidade e praticidade na operação, o easyTRAFO é um medidor de energia elétrica para ser aplicado no barramento dos transformadores de distribuição, visando, principalmente, o cálculo do Balanço Energético do circuito de distribuição.

Com baixo custo para aquisição e instalação, o easyTRAFO permite que as distribuidoras possam aplicar em massa a medição de balanço energético nos circuitos de distribuição em BT, facilitando assim a localização de perdas comerciais, indicando e direcionando a fiscalização, aumentando a assertividade e reduzindo custos de operação.

O easyTRAFO foi pensado para calcular o balanço mesmo sem a presença de medidores inteligentes nos clientes, com alta precisão de medidas e incluindo a medida da iluminação pública, o easyTRAFO é o único medidor de balanço com seis elementos de medição.

Da mesma forma o easyTRAFO pode monitorar a qualidade do fornecimento atendendo os requisitos do modulo8 do Prodist. Com memoria de massa é possível traçar o histograma de tensão para calculo de indicadores de DRP e DRC, bem como monitorar VTCD, fator de potência e distorção harmônica total de tensão.

O easyTRAFO possui compartimento (slot) para conexão de módulos de comunicação de diferentes tecnologias, de acordo com as melhores práticas para integração dentro de um conceito modular.

Através dessa interface de comunicação multi-protocolar, o easyTRAFO é capaz de suportar várias tecnologias de comunicação de diferentes provedores de soluções para gestão de distribuição, podendo fornecer informações em tempo real quanto ao fornecimento de energia na distribuição.

Faça seu registro em nosso site e acesse o catálogo do easyTRAFO.

Com lançamento marcado para primeiro semestre de 2019, os medidores easyVER são verificadores comparativos para aplicação de  medição fiscal nos clientes atendidos em BT até 120A.

Da mesma forma que o easyTRAFO, é um equipamento preciso, robusto e de fácil instalação e operação.  O easyVER  é um medidor de energia elétrica para ser aplicado nos ramais de ligação dos clientes, facilitando a identificação de anomalias ou desvios no circuitos dos clientes.

Com baixo custo para aquisição e instalação, o easyVER permite que as distribuidoras possam aplicar em massa a medição de fiscal, em complemento, ou não, a aplicação easyTRAFO, facilitando assim a localização de perdas comerciais, indicando e direcionando a fiscalização, aumentando a assertividade e reduzindo custos de operação.

O easyCAL é medidor padrão de campo para calibração de medidores eletromecânicos e eletrônicos que sera lançado no segundo semestre de 2019.

O processo de verificação periódica de medidores de energia elétrica, a ser realizado pelas distribuidoras em atendimento ao INMETRO / ANEEL, deverá ser pauta de fortes discussões no próximo ano. Através do easyCAL a STAR MEASURE quer viabilizar o atendimento do regulatório ofertando um equipamento com custo adequado para viabilizar equipar as equipes multi-uso de campo, e desta forma tornando pratica a calibração em campo, sem a necessidade de substituir o medidor e encaminhar para um laboratório.

Mais detalhes serão divulgado a partir do incio do pre-venda programado para o incio de maio de 2019.

Nossa expertise comprovada e elevada infraestrutura garantem a oferta de soluções com custos competitivos, capazes de viabilizar projetos de diferentes extensões.

Faça contato conosco, e solicite uma demonstração do easyTRAFO.